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Bati meu automóvel. Como devo proceder?

Quando não há vítimas, os órgãos de controle de trânsito não vão ao local, por isso é preciso ir até uma delegacia mais próxima para fazer o B.O.(Boletim de Ocorrência). Se houver vítimas, chame imediatamente o resgate ligando para 193. Após isto deve-se comunicar a corretora de seguros ou diretamente a seguradora sobre o sinistro.
Nota: O aviso de sinistro não precisa ser comunicado imediatamente, por ex, se o acidente ocorreu em um final de semana, a comunicação pode ocorrer alguns dias depois, sem problemas. 
Se o veículo precisar de guincho, solicitar o serviço da assistência 24 horas informando a oficina escolhida para conserto. Caso a oficina esteja fechada no momento, o veiculo é recolhido para a base do guincho, sendo encaminhado no dia seguinte para a oficina.

Quais os documentos necessários para abrir um sinistro?
De forma geral os documentos necessários para dar entrada nos sinistros juntos às seguradoras são:
- Cópia simples do documento do carro de porte obrigatório - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
- Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor;
- Cópia simples do Boletim de Ocorrência, se houver;
- Dados dos demais veículos envolvidos no acidente, e das pessoas que os conduziam na ocasião (nome, endereço e telefone);
- Local (cidade, nome da rua, número, ponto de referência,bairro);
- Horário;
- Descrição de como ocorreu.


Se ocorrer sinistro, posso escolher a oficina de minha preferência?

As seguradoras possuem as chamadas, oficinas referenciadas, onde se o conserto for feito nestas, a seguradora oferece garantia dos reparos e em alguns casos concede um desconto no valor da franquia. Mas é possível que o segurado opte por uma oficina de sua escolha, desde que a oficina tenha acordo de valores com à seguradora, neste caso a seguradora não se responsabiliza pela garantia dos reparos, cabendo a garantia a oficina que realizou o serviço.


Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão? 
O prazo legal é de um ano para qualquer tipo de sinistro, mas o ideal é comunicar o quanto antes, para evitar que as avarias sejam agravadas, e o segurado perca a cobertura.


Dirigi bêbado e bati o carro, o seguro vai cobrir?
Não. Você perde todos os direitos quando dirige embriagado ou sob efeito de drogas e causa um acidente. Mas é bom você saber que as seguradoras não podem te obrigar a fazer um teste de bafômetro, elas apenas aguardam a comprovação da polícia para negar a cobertura ou oferecê-la caso não seja constatado o uso de bebida alcóolica ou drogas


​​E se eu trocar de carro, é possivel transferir o seguro para outro veículo?
Sim, apenas é preciso informar os dados do novo veiculo e caso for 0km enviar a nota fiscal.


O que influência no custo do seguro de automóvel?

Marca, tipo, ano, região de residência do segurado, perfil dos condutores, uso do veículo, valor da franquia, plano de assistência de 24horas, bônus, descontos especiais, riscos contratados.

​Fiz um seguro em 10 parcelas, na 3ª parcela o veículo foi furtado. Preciso pagar as 08 parcelas que faltam?
Sim, você só recebera a indenização caso quite estas parcelas. No entanto, há a opção de descontar o valor dessas parcelas da indenização.


Se um amigo dirigir o carro e batê-lo, o seguro cobre?

Quando você contrata um seguro precisa informar quem é o principal condutor e quem é o condutor secundário, aquele que com uma frequência menor que você, também usará o carro.
Mas se em uma situação esporádica algum amigo (a), namorado (a) usar o carro e sofrer algum sinistro, dificilmente a seguradora vai se recusar a fazer a indenização.  A seguradora somente nega essa indenização se for constatado que a pessoa que estava dirigindo realmente também usa o carro com a frequência de pelo menos 1x por semana.


Deixei meu carro na rua de noite e foi roubado, o seguro cobre?

A seguradora pode se recusar a cobrir se for constatado que este fato ocorria com frequência. Durante a contratação o segurado informa à seguradora onde será o local de pernoite do carro, ou seja, o local onde o veículo passará a noite inteira. Se for informado que é dentro da garagem e a seguradora identificar que o veículo ficava fora frequentemente, é possível que o pagamento da indenização seja recusado.


Se eu viajar de carro para um país do mercosul e ele for roubado ou batido, o seguro vai me indenizar?

A maioria dos seguros já oferecem na apólice uma cobertura para os países que fazem parte do Mercosul mas se não for o seu caso, você pode solicitar uma Extensão de Perímetro para estar coberto no país que pretende visitar na América do Sul.
Você também tem a opção de contratar o Seguro Carta Verde que cobre danos materias e morais causados a terceiros.
Lembre-se que mesmo que a sua seguradora ofereça alguma cobertura para outros países, elas são válidas apenas em países do Mercosul.


Alterações no veículo prejudicam a cobertura do seguro?

Prejudicam se as alterações não forem informadas para a seguradora. Em qualquer modificação o segurado deve deixar sua seguradora ciente. Em casos de rebaixamento do veículo, turbinas e outras mudanças que alterem a estrutura do carro é preciso consultar previamente a seguradora.


Caso o condutor colida em carro de um parente, será indenizado?

Não. Não tem cobertura ascendentes, descendentes, cônjuge, irmãos, bem como qualquer parente ou pessoa que resida ou dependa economicamente do segurado, assim como empregados.


O segurado mudou de endereço, mas não avisou a seguradora, o que acontece?

Isso pode ocorrer quando o motorista renova automaticamente sua apólice e só informa a seguradora depois que o sinistro ocorreu. Na maioria das vezes, não existe má-fé, mas mesmo assim a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. É preciso informar sempre se o endereço em que o carro pernoita mudou, para evitar problemas na hora de receber a indenização.


O segurado resolveu assumir a culpa no lugar de outro motorista que não tem seguro
 
Um motorista sem seguro bate o carro de outro que tem. O segurado assume a culpa pelos dois acidentes, mas o outro paga a franquia. Parece um acordo bom para os dois lados, só que isso é fraude. Para evitá-la, as seguradoras podem se servir de um vasto arsenal tecnológico. “Elas podem reconstituir os acidentes e verificar se há divergências com o que o segurado informou”, diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Cesvi, um centro de pesquisas de reparos de automóveis. As seguradoras estimam que pelo menos 20% das indenizações pagas têm uma ou outra irregularidade. Para reduzir esse percentual, a tendência das seguradores é serem cada vez mais rigorosas com esses casos.


O carro é usado no interior, mas foi roubado na capital
 
Quem mora em cidades menores tem sorte. Como nestas cidades o índice de roubos é menor, o seguro é mais barato. Essa diferença pode levar o segurado a cair na tentação de informar que o endereço de pernoite do carro é de uma cidade menor, não o de sua residência na capital, por ex. Isso é fraude e a seguradora pode não pagar a indenização. Diferenças de informação desse tipo são a maior causa de discussão entre seguradoras e segurados, elas provocam questionamentos e processos internos na seguradora, o que atrasa o processo. Porém, se o segurado estava somente em viagem à capital, nesse caso o sinistro é pago sem problemas. 


O segurado tem que ser o principal condutor?

​Não, o cliente é a pessoa física que está contratando o seguro. Os dados dos condutores adicionais podem ser inseridos na contratação do seguro.


O carro está com impostos atrasado e o documento do carro está irregular. Se eu sofrer um sinistro serei indenizado?
Se o segurado não pagou o IPVA ou ainda tem multas pendentes, esse valor será descontado. No caso de problemas de documentação, a seguradora pode exigir a regularização antes de pagar. 


Existe prazo para o pagamento do sinistro?

Depende do tipo de evento. Quando o sinistro são reparos no seu veículo, as seguradoras autorizam em cerca de dois ou três dias após o recebimento do parecer favorável ao conserto. Já para os casos de indenização integral, as seguradoras possuem um prazo de até 30 dias para fazer o pagamento, desde que recebam toda a documentação necessária.

Os acessórios instalados no carro - toca-fitas, CD-player etc. - estão cobertos pela apólice de seguros?
Não, mesmo que sejam originais, de fábrica.
Nestes casos, deve-se contratar uma cobertura adicional especifica para itens de som e imagem.